Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Festa de Encerramento da Feira da Primavera

No Sábado passado não pudemos deixar de passar pela festa de encerramento da Feira da Primavera, iniciativa organizada pelo Cantinho das Aromáticas, em Canidelo, Vila Nova de Gaia.
A feira já constava na nossa lista de coisas a fazer, mas por uma razão ou por outra fomos adiando, até que a última oportunidade chegou, e tínhamos mesmo que ir.



O que nos fez mover desta vez foi a apresentação sobre telhados verdes - assunto que nos interessa mesmo muito - por Isabel Cisneiros, da empresa Clorofila, de Figueira de Lorvão, próximo a Coimbra.
A Isabel detalhou muito bem os vários benefícios deste tipo de cobertura para os edifícios e para a comunidade em geral, evidenciando que esta pode ser uma opção atraente para quem tenha que reformular o seu telhado, mas o que parece ter tido maior aceitação até à data no nosso país - surpreendentemente - são as "paredes verdes", ou seja, paredes revestidas por vegetação viva, tendo a Isabel mostrado vários exemplos executados pela Clorofila.



Quanto à feira, só tenho mesmo é que me penitenciar por ainda não ter lá passado antes, uma vez que é um daqueles eventos a não perder em Vila Nova de Gaia. É um projecto que que se poderia enquadrar perfeitamente numa iniciativa de transição.



Parabéns ao Luís Alves, ao Pedro Rocha e restante equipa da Feira da Primavera. Prometo que não me esquecerei da Feira do Outono!

Sem comentários: