Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

domingo, 27 de junho de 2010

Selecção Brasileira na Conferência da Transition Network 2010

Um dos grupos presentes na conferência da Transition Network 2010 que mais atenção despertou foi a delegação brasileira, composta por 8 transitioners no feminino: Isabela, Mónica, Sílvia, Taíza, Daniela, Maria Thereza, Zaida (a viver no Novo México, EUA) e May East (a viver na eco-aldeia de Findhorn, no Norte da Escócia). Com mais algumas pessoas oriundas do Brasil presentes na conferência, e considerando o Reino Unido como um todo, o Brasil foi, muito provavelmente, o segundo país mais representado neste evento!


Entrevista com Rob Hopkins

Esta selecção brasileira surpreendeu e, sem dúvida, deu que falar - não é por acaso que é referida por três vezes no blog de Rob Hopkins: Transition Culture. A alegria do grupo era contagiosa. Espalharam boa disposição e acabavam por atrair a si quem passava. Na última noite, foi possível escutar um grupo expressivo de participantes (que não falavam português) a contar com sotaque brasileiro!


O título da palestra que apresentaram no Domingo de manhã - “Is Transition in Brazil following the football road – created in England with the best players in Brazil?” - foi, aliás, considerado o melhor título na conferência. A presentação foi acompanhada por cocada e outros doces tradicionais brasileiros, mas a delícia era mesmo o conteúdo: menos de um ano depois de ter sido ministrado o primeiro curso sobre transição no Brasil, o movimento assiste a uma expansão surpreendente, com novas iniciativas a aparecer em vários pontos do país.


Especialmente surpreendentes foram os resultados conseguidos pela Transition Town Vila Brasilândia, no Estado de São Paulo, um movimento que à data da Conferência contava com menos de seis meses de existência. De acordo com os 12 ingredientes do modelo de transição, conseguiram, rapidamente, desenvolver manifestações práticas e visíveis dos projectos que tentaram implementar.

Mónica Picavea, da Trasition Town Vila Brasilândia


Penso que em Paredes poderemos aprender imenso com a experiência brasileira, e, sem dúvida, os protagonistas estão dispostos a ajudar-nos.

Meninas, um abraço transatlântico para vocês e muito sucesso para as várias iniciativas de transição no Brasil!

Sem comentários: