Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Conferência Transition Network 2010 1.º Dia

Entre 11 e 14 de Junho tive a oportunidade de participar na conferência da Transition Network em Devon, no Sudoeste de Inglaterra.

Foi um evento memorável, para mim e estou certo de que para os outros 299 participantes provenientes de vários países. Foi refrescante confirmar que há por aí uma enorme comunidade de pessoas que partilham as nossas preocupações e que se estão a mexer para criar um futuro melhor.

O objectivo da conferência era juntar várias pessoas envolvidas em iniciativas de transição um pouco por todo o mundo, de modo a que tivesse lugar uma troca de experiências e juntos pudéssemos pensar o futuro do movimento de transição.

Passei por sentimentos contraditórios de orgulho e algum desconforto por ser o único representante do nosso país na conferência. Muitas vezes as pessoas abordavam-me a perguntar como ia o movimento de transição em Portugal, mas não tinha muito para lhes dizer. Ainda somos tão poucos! Por outro lado, temos um território virgem à nossa frente, e muito, muito trabalho que precisa de ser feito. A recompensa poderá ser a criação de comunidades onde poderemos criar os nossos filhos num ambiente que faça desabrochar o melhor que há neles, e não o contrário.

Em franco contraste com Portugal, o Brasil estava muito bem representado, com 9 participantes, incluindo um grupo de 6 pessoas que celebraram o primeiro aniversário do movimento no país com a participação na conferência. Foram criados bons laços entre os dois grupos (entenda-se o grupo deles e eu) e estou certo que poderemos aprender muito com a experiência deles. Temos amigos do outro lado do Atlântico prontos para nos ajudar.

Deixo aqui o video do primeiro dia da conferência, da autoria do Emílio Mula e da Sara Hammond, do Nu-Project, baseados em Totnes, onde, entre imagens dos vários eventos que decorreram nesse dia, e dos testemunhos de alguns participantes, Rob Hopkins, criador do conceito "Comunidades em Transição", explica os objectivos da conferência.


Sem comentários: