Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

domingo, 4 de julho de 2010

As Hortas da Ribeira do Ralo

Em Vila Nova de Gaia, no vale da Ribeira do Ralo, em Canidelo, não muito afastado da Praia de Lavadores, é possível encontrar esta série de hortas de subsistência que são um regalo para os olhos. Podem até nem seguir os preceitos da permacultura - já vi por lá sacos de fertilizantes e pesticidas - mas são uma afirmação inequívoca da intenção desta comunidade em manter a resiliência que lhe foi deixada pelas gerações anteriores. Não consigo imaginar nada mais português do que isto!
Produz-se de tudo um pouco, com relevância para as hortícolas, mas também se podem ver algumas árvores de fruto, como figueiras, macieiras e alguma fruta de caroço.
A água para regar sai da Ribeira do Ralo, e, como pode ser visto em algumas destas imagens, muitas das sementes que serão utilizadas no ano seguinte são produzidas localmente. Também as estacarias recorrem a materiais obtidos localmente, como a Cana-do-Reino (Arundo donax) e a fibra de piteira.
Cá em Paredes, hortas destas ainda são comuns (mas penso que não tanto como quando eu era criança), mas o que me encanta neste exemplo de Vila Nova de Gaia é a concentração destas parcelas que se vão sucedendo ao longo da ribeira.
A regra geral, no entanto, parece ser que são mantidas por pessoas com uma certa idade, com muito poucos jovens interessados em produzir parte dos alimentos que consomem.


Estacada de feijões.
Estacada de feijões, couves, alfaces, batatas, árvores de fruto enlatadas!

Cebola para semente.

Entre outras coisas, alface para semente, à direita.

Entre outras coisas, estacaria de tomateiros e alface. De notar as árvores de protecção contra a aragem do Oceano Atlântico (Pittosporum undulatum, uma invasora em Portugal muito utilizada para este mesmo fim), no canto superior esquerdo.

Couves e estacaria de feijão. Todas as estacarias que aqui se vêem são feitas com canas (Cana-do-Reino) e atadas com fibra de piteira, também produzida localmente.


E até uvas aqui se produzem!

Sem comentários: