Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Mini-permablitz em Casa da Raquel

Este fim-de-semana que passou invadimos a casa da nossa amiga Raquel, munidos de uma quantidade de mudas de plantas (se não me falha a memória, houve tomateiros, pimenteiros, dois tipos de manjericão, cravos-túnicos, batata doce e butternut squash, também conhecida como abóbora-cheirosa - fantástica para filhoses!). Não foi preciso levar ferramentas, pois a Raquel e o Nuno estavam bem equipados e não faltou nada.
O terreno estava bastante seco, com falta de cobertura vegetal adequada, mas esse factor contamos resolvê-lo com o tempo e a batata doce, se pegar.
Como já estamos muito adiantados na época, não temos qualquer garantia que vá funcionar, mas o objectivo foi mesmo entusiasmar a família para os encantos da produção de parte dos alimentos que consumirá. As abóboras só deverão ser colhidas no fim do Outono, e a batata doce poderá até aguentar-se até ao próximo ano, pelo que ainda há esperança ;-)

Se conseguir vingar, esta abóbora-cheirosa poderá trepar pela vedação e até expandir-se sobre o vazio.

Esta outra beneficiará do efeito de orla proporcionado pelo muro. Tentou-se cobrir o solo da melhor forma com as ervas que cobriam o canteiro.

O mesmo com os tomateiros.
O Filipe divertiu-se imenso!

Na verdade, todos os miúdos se divertiram imenso.

Mais uma vez, fazemos uma utilização abusiva do termo Permablitz, mas o objectivo é vir a termos verdadeiros permablitzen no futuro.

Penso que a Raquel terá documentado melhor a actividade, pelo que quando ela me disponibilizar as imagens que tirou, adiciona-las-ei a esta entrada.

2 comentários:

Moutinho disse...

Foi de facto muito proveitoso e muito divertido. Mais uma família convertida! NM

Miguel Ângelo Leal disse...

Temos de fazer mais destas! ;-)