Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

domingo, 3 de outubro de 2010

Espiral de ervas aromáticas

Ontem, Sábado, 2 de Outubro, a família participou num workshop sobre permacultura, organizado pelo Núcleo do Porto da Quercus. A sessão, que decorreu no complexo de educação ambiental da Quinta da Gruta, em Castelo da Maia, foi conduzida pelo nosso amigo Ricardo Marques, e incluiu a construção de uma espiral de ervas aromáticas.
A espiral de ervas aromáticas é um elemento clássico da Permacultura, tendo sido desenvolvido por Bill Mollison em 1978, idealizado para ficar próximo a uma cozinha, de modo a que rapidamente se possam colher as ervas desejadas para, de imediato, serem utilizadas na confecção de pratos.

A imagem seguinte, que ilustra a espiral de ervas em planta e em perfil, foi retirada da obra "Permaculture. A Designer's Manual", de Bill Mollison, e pode ser encontrada facilmente na Internet.


Começámos por estender uma base em cartão sobre o local escolhido, sobre o qual foram colocados os primeiros tijolos.


Primeiro esboçámos um círculo com aproximadamente 2 metros de diâmetro.




Após o que se começou a dar-lhe a forma de espiral...

... espiral essa que começou a crescer em altura.
E não faltaram arquitectos (estou a falar a sério!)

Depois foi depositada uma camada de gravilha e areia no interior da espiral para facilitar a drenagem.

A que se seguiu uma espessa camada de palha, feno e folhas secas.

E sobre essa assentou a camada de terra que serviria de substrato às plantas.
Seguiu-se outra camada de palha, feno e folhas secas, que servirá de cobertor vegetal, para proteger o solo da perda de humidade, alimentar o solo, evitar o aparecimento de ervas não desejadas, etc... e que a nossa filha ajudou a colocar.

Após o que se passou a regar abundantemente a estrutura. De notar o pequeno lago feito com uma bacia velha, que deverá acomodar os agriões e, quem sabe, no futuro algumas rãs que ajudem a manter a população de insectos sob controle...
Finalmente, chegou a altura de colocar as plantas. Alecrim, tomilho, alfazema, menta...
No fim do workshop ainda deu para fazermos uma muito curta visita ao conjunto de hortas biológicas que podem ser encontradas no complexo de educação ambiental da Quinta da Gruta, parte do programa horta
à porta, uma parceria entre a Câmara da Maia e a Lipor.

Informação disponibilizada na página Web da Câmara Municipal da Maia:
A Horta-a-Porta da Quinta da Gruta é a 10ª Horta do projecto da Lipor e a terceira do Município da Maia. Esta horta é composta por 66 talhões, de aproximadamente 40 m2 cada, contemplando, ainda, dois abrigos comuns de arrumos para alfaias e diversos pontos de água para rega e manutenção dos talhões.
Os talhões são disponibilizados, gratuitamente, aos utilizadores inscritos, assim como, a devida formação em agricultura biológica, a que se obrigam a praticar no local.

2 comentários:

Manuela Araújo disse...

Olá Miguel
Pois foi uma tarde bem passada, e um óptimo "aperitivo", como disse o Ricardo Marques, para a Permacultura. Só agora aqui vi este "post", pois tenho andado com falta de tempo, mas mais vale tarde que nunca :)
Ontem também, e finalmente, falei desta "oficina" lá no blogue Sustentabilidade É Acção
Quanto aos arquitectos, quer eu quer os meus colegas, temos muito que aprender neste tipo de planeamento, e digo-lhe que ficamos, pelo menos eu e a minha amiga Maria, com intenção de aprendermos mesmo permacultura a sério. E depois, quem sabe, não teremos daqui por uns tempos, Famalicão em Transição :)
E agora até amanhã ou depois de amanhã, pois parece que o vou ouvir na GLOCAL 2010.
Continuação de bom trabalho em Paredes

renatinha disse...

Que massa viu?
Tô fazendo uma espiral aqui em casa, vou adotar a idéia de colocar a bacia no final também. Muito agradecida pelo post.