Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Temos Sabão, ecológico, caseiro!

Para quem estava curioso de saber o resultado da actividade do Sábado passado, temos sabão! Ecológico, caseiro! Ou em latim, habemus sapo!
Todos os sabões/sabonetes que fizemos estão sólidos, mesmo o de azeite e alecrim, que demorou mais tempo, mas que também está no bom caminho. Estive há um bocado na garagem, e isto é o que se pode ver:


Ainda não está completamente sólido, mas dá para ver como vai ficar.

Tem um ligeiro aroma a laranja, e quando lavei as mãos depois de o desenformar, fez uma espuma razoável, e o aroma não era mau. Nada que fizesse lembrar que foi feito com óleo de frituras queimado. Os pedacinhos de casca de laranja no interior dão um aspecto interessante.
O balanço da actividade não podia ser mais positivo: deu-se um destino nobre ao óleo de cozinha, evitando que tivesse de ser reprocessado, reutilizou-se as embalagens de leite e de iogurte, criou-se comunidade e, o melhor de tudo, foi uma actividade extremamente lúdica para as nossas crianças em Transição.
Paredes segue com a sua Transição.

1 comentário:

Miguel Ângelo Leal disse...

Até o Chris Martenson está a recomendar às pessoas que comecem a fazer sabão com o seu óleo usado! O artigo pode ser encontrado aqui:
http://www.chrismartenson.com/blog/making-soap/50453