Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Oficina: Como Fazer a Sua Horta Móvel e o seu Vermicompostor Caseiro

Com a Primavera aí à porta e a época de crescimento a prestes iniciar Paredes em Transição organizará uma primeira oficina prática sobre Como Fazer a Sua Horta Móvel e o seu Vermicompostor Caseiro.


Venha aprender a produzir parte dos seus alimentos, aumentar a sua resiliência pessoal connosco e reduzir a sua pegada ecológica connosco!



A actividade terá lugar no Sábado, dia 12 de Março (o que se seguirá a este que aí vem), na Cooperativa Agrícola de Paredes, pelas 15:00 horas.

Estas hortas móveis são extremamente versáteis, podendo ser facilmente transportáveis, e permitirndo produções razoáveis de alimentos. No nosso caso, a “Horta nas Alturas”, na nossa varanda tem-nos proporcionado alimentos durante todo o ano, desde alface a rabanetes, passando pela salsa, rúcola, orégãos e outras ervas aromáticas. Neste momento os brócolos estão prontos a ser colhidos, e as acelgas produziram durante todo o ano.

Para além da aprendizagem de algumas técnicas e truques que resultaram na nossa horta, a ideia é que cada pessoa possa fazer o seu próprio canteiro para levar para casa, onde, depois, poderá replicar a experiência e contagiar mais pessoas para começarem a produzir parte dos alimentos que consomem.

Teremos uma quantidade razoável de caixas de esferovite como as que usamos na nossa “Horta nas Alturas”, bem como terra, plantas e sementes.

Também iremos fazer alfobres (produção de pequenas plantas para meter na terra a partir de sementes) usando embalagens de leite usadas.

Finalmente, iremos construir um (ou dois) vermicompostores caseiros, através dos quais, com o trabalho das minhocas, poderemos produzir terra a partir dos nossos resíduos orgânicos domésticos.


Todos os elementos de Paredes em Transição estão convocados!

O custo da participação no worshop será um donativo de 2 Euros para os sócios da associação Paredes em Transição e de 10 Euros para não sócios e destina-se a pagar os materiais que teremos que adquirir para usar no curso (nomeadamente terra e plantas). O que exceder esse valor reverterá a favor da Associação.
Membros de outros movimentos de Transição poderão participar mediante o donativo de 5 Euros.


Os não sócios poderão inscrever-se connosco na altura e beneficiar do desconto para sócios.

Podem confirmar a vossa participação através do email paredes300arrobagmail.com.

Material a trazer:
Sementes (facultativo)
Plantas (facultativo)
Embalagens de leite usadas (facultativo)
Caixas de esferovite (facultativo)
Lixo doméstico orgânico (cascas, ramos, folhas, etc…)

Sem comentários: