Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

E foi assim em Portalegre

Foi um excelente fim-de-semana de Transição organizado pelos colegas de Portalegre, no Sábado e Domingo, 16 e 17 de Abril de 2011, que reuniu elementos de movimentos de Transição do Minho ao Alentejo. 

O evento começou na tarde do dia 16 com a conferência intitulada "Será que a ASAE deixa?", que teve a sua génese na apresentação do movimento Portalegre em Transição, no dia 15 de Janeiro, que reuniu cerca de 160 pessoas e onde, face ao interesse dos intervenientes numa relocalização da economia e valorização do produto local, a questão "e será que a ASAE deixa?" foi recorrente. 


A conferência juntou representantes da ASAE, das finanças e da DECO, na pessoa do seu vice-presidente Alberto Regueira. Gostei de ver o Presidente do Município de Portalegre presente no evento como espectador ;-) 


Da esq. para a dir., Paulo Barbosa, director da revista Pormenores, co-fundador do movimento Portalegre em Transição e moderador extraordinaire, Joaquim Lima, chefe de serviços das Finanças de Portalegre e Francisco Fernandes, Inspector Director da ASAE para o Alentejo

 A Filipa Pimentel, co-fundadora de Portalegre em Transição e nossa representante em Bruxelas. A Filipa tinha uma lista com questões que foram colocadas por cidadãos de Portalegre e por elementos dos vários movimentos de Transição. Questões do género: "Posso vender os ovos das minhas galinhas em casa?"; "E o leite das minhas vacas?"; "Posso transportar uma galinha na minha viatura?"; "Queremos organizar uma feira de produtores locais. Qualquer pessoa pode vender o que produz no seu quintal? É possível qualquer um ter uma banquinha ou simplesmente a partir da mala do carro?" 

O Luís Bello Moraes, co-fundador de Portalegre em Transição, atentíssimo ao desenrolar dos acontecimentos. Os colegas de Portalegre prometeram-nos um vídeo com uma súmula das perguntas e respostas mais pertinentes.


O jantar oferecido pelos colegas de Portalegre no Sábado à noite, onde se falou do movimento de Transição, de permacultura, de consumir localmente e de sustentabilidade.

Os Portalegrenses forjaram novos padrões e expectativas para os próximos encontros de movimentos de Transição! Vai ser difícil bater a feijoada de camarão!


A reunião de Domingo de manhã, junto às instalações do Banco Alimentar contra a Fome, uma antiga fábrica de fiação.

Na reunião, entre várias decisões que foram tomadas, decidiu-se que as várias iniciativas tentariam trabalhar em conjunto para criar uma página portuguesa na Internet, que nos agrupe e nos ajude a disseminar o conceito do movimento de Transição e para proporcionar conteúdos relevantes ao tema em Português.

A Ana Carolina, de Coimbra em Transição, que teve o hercúleo trabalho de secretariar a reunião, tanto da parte da manhã, como da tarde. A ela, o nosso sentido agradecimento.

Uma foto de grupo, nas ruas de Portalegre.


Os nossos agradecimentos à Annelieke Van Der Sluijs, de Coimbra em Transição, pela ajuda que nos prestou na escolha das imagens que aqui partilhamos.

2 comentários:

LuisAmaral disse...

Excelente!
Parabéns Paredes!
Obrigado :-D

Miguel Ângelo Leal disse...

Parabéns Portalegre! ;-)