Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

sábado, 2 de abril de 2011

Vizinhos em Transição

Seria possível reunir em Paredes para cima de 40 vizinhos empenhados em plantar árvores de fruto num espaço comum nas traseiras das suas habitações?
Seria possível reunir pessoas que, se bem que habitassem muito próximo umas das outras, nunca tinham trocado uma palavra para lá de um bom dia, boa tarde ou boa noite, à volta de um mesmo objectivo?
Seria possível convencer as pessoas a dedicarem a tarde do seu Sábado a uma actividade que nunca lhes tinha passado pela cabeça?
Seria possível convencer pessoas que nunca tinham pegado numa ferramenta na vida a darem o seu melhor com uma pá, cavando o solo para plantarem uma árvore?
Seria possível convencer as pessoas a confeccionarem um bolo, pão, biscoitos, para partilharem com vizinhos com quem mal tinham trocado uma palavra?


Esta actividade de plantio de árvores de fruto em espaço público mostrou que tudo isto é possível, e muito mais. Abriu a porta a possibilidades até agora inimagináveis, e um futuro cheio de possibilidades.


 O Isaac, a Piedade e um pessegueiro.

A criançada atarefada a plantar uma tangerineira.


O Sr. Pereira diz: Olha o passarinho!


Enquanto se cavou, apareceram muitas minhocas, que recolhemos para não as magoar, como o João nos mostra. No fim, foram devolvidas ao seu elemento.

Mais uma laranjeira. O Sr. Amaro está em todas!



A D. Margarida com uma laranjeira. Falei com ela hoje pela primeira vez!

Houve alturas em que o sol se escondeu, e ameaçava chover, mas a água que regou as plantas vinha das torneiras das garagens anexas, em baldes com que os vizinhos apareciam quando foram necessários.

À volta de um pessegueiro.

As ferramentas que nos foram oferecidas pela Ferfor revelaram-se extremamente úteis, e chegaram para todos.


O Sr. Francisco Garcês, dos viveiros Francisco Garcês, forneceu-nos as árvores e ainda nos deu apoio técnico sobre como plantar uma árvore. Ficou connosco até ao fim da actividade.



E ainda houve tempo para descansar, conhecer os vizinhos, até mesmo os de 4 patas.


A árvore da Marta. Cada árvore foi confiada a uma das crianças presentes.


 A fotografia de grupo, e já falta muita gente! Não é o número que interessa, mas o espírito que se criou. Temos um conjunto de vizinhos em Transição, e esfomeados por mais!

No fim, invadimos a garagem do Sr. Amaro para lanchar. Todos nos apercebemos das possibilidades que se nos abriram com esta actividade. As pessoas diziam que queriam mais. O que é que podemos fazer a seguir? Quando? Decidimos que vamos reparar a vedação à volta de um dos espaços ajardinados, lixar e pintar. Vamos reparar o lancil de betão que já se apresenta muito lascado. Os vizinhos também mostraram vontade de instalar 3 bancos de jardim para que, nos dias de calor, nos possamos sentar à sombra das árvores que já lá existem, e das que plantámos. Queremos lombas para reduzir a velocidade dos automóveis que entram neste espaço onde as nossas crianças brincam, e que por vezes exageram na velocidade.
Dia 26 de Maio é o Dia Europeu do Vizinho. Se antes nos parecia impossível realizar fosse o que fosse com os nossos vizinhos para esse dia, depois de hoje é já uma certeza.


A nosso muito sentido agradecimento à Ferfor, uma empresa que fabrica ferramentas para a agricultura, jardinagem e construção aqui muito perto de nós, na Serrinha, Lixa, a uns meros 20 quilómetros de Paredes. Ofereceram-nos um conjunto muito completo de ferramentas, que esperamos voltar a utilizar muito brevemente, e se possível, já na primeira horta comunitária que contamos criar. Estamos em Transição para um mundo menos dependente de combustíveis fósseis, e nada melhor do que incentivar a economia local, escolhendo o produto que é feito ao nosso lado, por pessoas que até podem ser nossos vizinhos.




Gostaríamos ainda de agradecer ao Sr. Francisco Garcês e aos viveiros com o mesmo nome, pelo preço especial que nos fez pelas árvores, e pelo entusiasmo que trouxe para este projecto. Que esta cumplicidade que com esta actividade se criou perdure e gere muitas alegrias como as de hoje.

3 comentários:

Manuela Araújo disse...

Miguel

Muitos parabéns pelo empenho, dedicação e trabalho, a ti e a toda a comunidade de paredes que meteu mãos à obra para a Transição :)

Um excelente exemplo!

Abraço e bom Domingo :)

Anónimo disse...

espectáculo!!! :)
muito bom de ver, felicidades para os novos vizinhos de Paredes!!!
abraços
Filipe

Miguel Ângelo Leal disse...

Obrigado, Manuela e Filipe. Foi menos complicado de organizar do que pode parecer!E os resultados ainda melhores do que pode parecer ;-)