Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Concurso de Ideias para Sistemas de Captação de Água

Os nossos colegas da UMinho in Transition vão realizar um concurso de ideias para a criação de sistemas de captação de água para as suas hortas comunitárias. Aqui fica o texto:



HORTAS COMUNITÁRIAS
UMinTransition
CAPTAÇÃO DE ÁGUA PARA REGA
CONCURSO DE IDEIAS E PROTÓTIPOS

Após milénios de progresso técnico e científico, as demandas da sustentabilidade  ambiental voltam a colocar-nos as questões de sempre com novas restrições. E é assim que as hortas comunitárias da U.M. nos campii de Gualtar, Azurém e Congregados se debatem agora com o problema da extracção de água para rega (sustentável).

Colocados perante a necessidade de captar água para as suas hortas comunitárias, os cultivadores lançam assim o desafio a toda a comunidade universitária através de um concurso de ideias e protótipos para a realização do melhor sistema de rega sustentável, sem custos de utilização, utilizando a gravidade ou energia mecânica humana (p.ex. acoplada a uma bicicleta), ou recorrendo a energias renováveis (solar ou eólica). Podemos considerar suficiente um caudal de 5L/minuto, uma vez que contamos poder armazenar água.

Os critérios de valorização serão os seguintes:
1. protótipo disponível para demonstração
2. sustentabilidade ambiental
3. custo de construção
4. eficiência energética
5. comodidade de utilização
6. autonomia estival (funcionamento automático em períodos de férias)
7. inventividade e design


Prazo de entrega:
As propostas serão acolhidas até 31 de Maio de 2011 para umintransition@clix.pt, devendo incluir uma descrição da solução e fotos do protótipo se for o caso; a demonstração deverá realizar-se durante a primeira quinzena de Junho

Júri do concurso:
Paula Remoaldo (Geografia), Maria Manuel Oliveira (Arq.), M. João Thomson (Economia), Ana Gonçalves (Com.Social), Filipe Garcia (Inform.), Manuela Melo (Enf.), Luís Botelho (Electr.)

Prémio:
O prémio deste concurso, além da amizade e respeito de toda a comunidade, será um cabaz completo de legumes oferecido pelos nossos produtores.

Mais informação:

http://www.facebook.com/umintransition

Sem comentários: