Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Penafiel implementa feira semanal de produtos biológicos

Bem aqui ao lado, alguém está a ter boas ideias:


“Aromas da nossa terra” todos os sábados de manhã

A partir do dia 4 de Junho, Penafiel contará com uma feira semanal de produtos unicamente biológicos, que ocorrerá aos Sábados entre as 10 e as 14h.


A feirinha "Aromas da Nossa Terra" terá lugar no centro da cidade, e nela serão vendidos produtos exclusivamente biológicos.

Este novo espaço pretende apoiar os agricultores penafidelenses em modo biológico, que em  cerca de ano e meio passaram de 2 para 12, premitindo-lhes apresentar os seus produtos ao público em geral .

Em 2010 o município de Penafiel lançou um programa de incentivo aos agricultores ao nível da certificação dos terrenos, da formação e também com apoio técnico em parceria com a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.

O modo de Produção Biológico (MPB), possui como principais características:
-Proibição de uso de fertilizantes e pesticidas químicos de síntese;
-Promoção do desenvolvimento de um solo saudável e fértil;
-Utilização da rotação e de uma grande variedade de culturas;
-Recurso preferencial a variedades tradicionais, mais resistentes a pragas e doenças;

A Feirinha de produtos biológicos apresentará uma grande variedade de produtos, das hortícolas (tomate, alface, couve, pimento, cebola, etc.) à fruta, sem esquecer as ervas aromáticas e condimentares ou o azeite.

Sem comentários: