Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

E se um dia grande parte dos carros for assim?

Raramente encontro um vídeo relacionado com tecnologias para a sustentabilidade que me entusiasme tanto quanto este. Isto é quase como re-inventar a roda. Quem pensaria que se poderia projectar um carro que possa circular durante duas horas com um carregamento de ar comprimido que pode ser efectuado em apenas 3 minutos? E que esta tecnologia, ainda no início, promete muito mais?


No primeiro exemplo, do engenheiro francês Guy Negre, o motor é uma evolução do motor convencional com pistões, substituindo-se a explosão do combustível por ar comprimido. O segundo exemplo, do australiano Angelo Di Pietro, apresenta um motor rotativo  ainda mais revolucionário.


Estes dois exemplos (principalmente o segundo) enchem-me de esperança para um futuro bastante menos dependente de combustíveis fósseis. Vejam que vale a pena!


Sem comentários: