Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Se não é divertido, não é sustentável!"

No Domingo de manhã juntou-se um bom grupo na margem da Ribeira de Senteais, no Parque da Cidade de Paredes, onde montámos o nosso segundo protótipo da bomba de aríete, efectuamos mais alguns testes e culminámos com um piquenique que já estava prometido há semanas.
A Vale do Sousa TV esteve connosco para documentar esta actividade, dando arranque a uma parceria que, esperamos, virá a gerar belos frutos.



Os participantes chegando de forma sustentável...


A Tila e a Catarina encarregaram-se de fazer o acolhimento às pessoas que iam chegando, explicando o que se estava a passar.

 
Estudando os esquemas. 

A bomba é tão simples que até as nossas crianças conseguiam montá-la. 

 E foi divertido, instrutivo, prático...



A bomba já montada.

O Gustavo, cameraman da Vale do Sousa TV, em acção.


Bomba em acção. 5 litros por minuto, dois metros acima do ponto de captação, 7.200 litros por dia.

Entrevistando o José Alberto Marimba, responsável pelo projecto de bombas de aríete.


O projecto de bombas de aríete tem por objectivo disponibilizar equipamentos deste tipo aos produtores da região   a um custo muito baixo. O Rúben Carminé, vai ser o primeiro agricultor no Vale do Sousa a ter uma bomba destas instalada por Paredes em Transição na sua exploração.

Uma imagem do piquenique na margem da Ribeira de Senteais, mesmo antes de o São Pedro ter começado a espremer as nuvens. A bomba funcionou ininterruptamente, durante horas, até ao momento de levantar o arraial.


Mas foi um dia muito divertido, o que me faz lembrar uma frase da nossa facilitadora no Curso de Iniciativas de Transição: "Se não é divertido, não é sustentável!"


Não poderíamos deixar de agradecer à Vale do Sousa TV e ao Rafael Telmo o convite que nos fez para estabelecermos esta parceria, e desta vez muito especialmente ao Gustavo pela paciência que teve connosco. Foi uma manhã looonga!

Sem comentários: