Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

domingo, 27 de novembro de 2011

Transição Braga

Na Sexta-feira, 18 de Novembro, desloquei-me a Braga, onde passei uns momentos com os colegas da Transição Braga, um movimento que envolve pessoas de Braga, Guimarães, do Gerês e de outros pontos do distrito. O encontro decorreu no espaço Projéctil, um edifício fabril que está a ser recuperado, na Travessa do Caires, 39.
Foi a primeira reunião alargada deste grupo, e foi uma surpresa, até para os elementos do grupo iniciador, ver que, apesar da imensa chuva que caía lá fora, as pessoas continuavam a chegar... e no fim eram quase 20!
Interessante, também, foi ver como a Transição Braga se entrosou com um movimento já existente, o ReSinto, uma associação cujos interesses gravitam o núcleo das artes, e também lá se encontravam pessoas associadas à UMinho in Transition.

O Arquitecto Luís Amaral foi o fundadador do movimento Transição Braga.

A reunião corria tão bem e foi tão absorvente que nos esquecemos, por completo, de documentar o evento! Praticamente, só mesmo no fim, com alguns elementos já a caminho de casa, é que nos lembrámos de fazer umas fotografias!

Gostei muito de conhecer os colegas da Transição Braga, e de ouvir as suas histórias, de onde eram, o que faziam, o que os trouxe até ali, as suas aspirações. Foi engraçado ouvir, à medida que cada um ia mencionando as áreas que lhe interessavam, alguém dizer "eu não tenho nenhuma área que me interesse", e depois descobrir que essa pessoa tinha uma enorme paixão por tudo o que tem a ver com livros :-)  Gostei imenso de ouvir alguém mencionar que tinha por propósito de vida "conquistar a soberania sobre a sua pessoa".
Pela minha parte, falei um pouco sobre os sucessos e os insucessos do movimento de Transição em Paredes, o que funcionou bem, o que funcionou menos bem, o que podíamos ter feito e não fizemos, o que podíamos ter feito de outra maneira. No fim, convidei-os a visitarem Paredes, e participarem numa das nossas actividades. Somos quase vizinhos!
Fiquei com uma boa sensação sobre o futuro deste grupo. Eles saberão construir a sua resiliência, conquistar o seu espaço.
Um abraço aos colegas da Transição Braga, e votos de grandes sucessos!

1 comentário:

LuisAmaral disse...

Obrigado Miguel!
O testemunho, dicas e sugestões que nos deixaste são inspiração e referência.
Espero que Braga em Transição retribua com uma visita numerosa à vossa iniciativa de dia 17 de Dezembro.
Grande abraço e muita força para Paredes em Transição.