Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Um jardim subversivo!

Como disse alguém, um dia, o acto de passarmos a produzir (pelo menos) parte do que comemos tem algo de subversivo... Assegurarmos a produção de uma boa parte do que consumimos confere-nos um poder enorme, que neste momento reside nas cadeias de distribuição.
Imagine-se o poder que os cidadãos portugueses teriam nas mãos se a maioria dos alimentos consumidos no nosso país fossem de produção local! A quantidade de energia que não se consumiria! A quantidade de carbono que não seria libertada para a atmosfera! A quantidade de dinheiro que não se acumularia nas contas das EDPs, GALPS e quejandos!

Num esforço nesse sentido, algures em Paredes, um grupo de cidadãos decide plantar uma árvore de fruto (neste caso, uma oliveira), sem dar cavaco. (Podemos dizer que a ocasião fez o ladrão ;-).

Com o devido respeito pelo fotógrafo e pelo valor histórico da imagem em questão, esta aqui lembra-me aquela fotografia famosa do Joseph John Rosenthal, tirada durante a Segunda Guerra Mundial, com os Marines a erguerem a bandeira americana no topo do Monte Suribachi, durante a batalha de Iwo Jima... simbólico?

Minhocas ENORMES! Imensas! Excelente!

As oliveiras são, por norma, árvores bastante rústicas e aguentam bastantes abusos, o que as torna numa das nossas espécies produtivas de maior sucesso, mas é sempre bom mantê-las bem hidratadas nos primeiros dias no novo local.

Ide por esse Mundo e plantai árvores!

1 comentário:

Anónimo disse...

vivam! Parabéns pela iniciativa do jardim subversivo. Aqui por Lisboa tb se vai fazendo algumas iniciativas pelos jardins fora. Também escrevo pois gostava de saber as conclusões do importantissimo debate que organizaram "Será que a ASAE deixa?" _ o meu contacto é pedroccta(at)yahoo(dot)com Abraços