Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

terça-feira, 6 de março de 2012

E foi Assim a 1.ª Sessão do Workshop Sobre Apicultura

E foi assim a 1.ª sessão do Curso de Apicultura com Harald Hafner em Paredes!

Depois de um longuíssimo período sem chuva, em que todos estávamos fartos dos dias soalheiros e ansiávamos pela chuva, e ela teimava em não vir, dias de sol radioso, alguns que já puxavam à Primavera, em que houve quem passasse na rua em mangas de camisa, ela chegou. E caiu, e voltou a cair, precisamente no dia e meio em que tínhamos marcado as aulas. Choveu praticamente durante todo o Sábado, e durante a manhã de Domingo.
Reunidos na sala da casa da Quinta da Ameixoeira Torta, escutávamos o Harald, e esperávamos todos que uma boa aberta nos permitisse darmos os nossos primeiros passos com as abelhas.

No Sábado à tarde, desafiámos a chuva e demos um longo passeio pela quinta e redondezas, para aprender sobre a flora apícola mais importante, nesta época fundamental para as abelhas, em que elas começam a sair das colmeias para recolherem o pólen e néctar.

Os eucaliptos, o tojo, as violetas, as salgueiros, os amieiros, as amendoeiras, as cerejeiras, todos ajudam a alimentar a colmeias nesta época de arranque.

E fizemos a nossa primeira visita, como grupo, ao nosso apiário comunitário.

Algumas abelhas mortas durante o transporte da colmeia foram colocadas fora da colmeia pelas abelhas responsáveis pela limpeza da mesma.

Uma colánia especialmente forte. As redes são utilizadas durante o transporte da colmeia.

No Domingo, depois da sessão terminada, alguns participantes no curso acabaram por ficar para almoçar na Quinta da Ameixoeira Torta, e foi precisamente durante o almoço que o tempo começou a mudar. E que tal se vestíssimos rapidamente os fatos de apicultor e déssemos um salto ao apiário?  Dito e feito!


Um quadro de cera moldada novo, onde as abelhas já tinham começado a puxar a cera. Em alguns, a raínha já tinha colocado postura.

Um quadro de criação, com os alvéolos com a criação no meio, já operculados, rodeados por um anel de cera e outro de mel.

Um bom quadro de criação.


 Alvéolos de zangão.

De manhã chuvosa, a tarde de sol!

Instrumento para capturar raínhas. Todos pudemos observar a raínha desta colmeia.

Para fazer um balanço desta 1.ª sessão do workshop, modéstia à parte, foi uma excelente experiência. Tirando a chuva que impediu que uma boa parte dos participantes tivesse a tão desejada experiência com as abelhas, penso que tudo o resto correu bem. Rapidamente se criou um grupo muito bom, e todos os outros elementos iam caindo no seu lugar.
O Harald contagiou toda a gente com os seus fenomenais conhecimentos sobre o mundo das abelhas, e conseguiu captivar até os mais experientes na arte da apicultura.

A 15 de Abril haverá mais, mas, quem sabe, antes ainda não conseguiremos trazer mais algumas pessoas a ter o seu primeiro contacto com as abelhas?
Este workshop superou as expectativas e não só preencheu a quantidade de vagas que tínhamos disponibilizado, como ficámos com uma boa lista de espera.

Deste modo, a pedido de várias famílias, organizaremos um segundo workshop que terá início no dia 23 de Março, mas mais sobre isso amanhã ;-)
Entretanto, Boas Noites!

Sem comentários: