Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Workshop "Alternativas no Combate à Varroa," com Harald Hafner, em Paredes



Varroa destructor é um dos maiores problemas da apicultura hoje em dia. Enfraquece os enxames, podendo mesmo conduzir à sua morte num período de tempo surpreendentemente curto.



Os tratamentos convencionais de combate  a este parasita , com base em acaricidas químicos e sistémicos, para além de poderem deixar resíduos nos diversos produtos da colmeia, estão a atingir o seu limite de eficácia, devido às resistências a estos produtos que a Varroa tem adquirido.



Existem, no entanto, tratamentos alternativos, muito menos tóxicos, e que não deixam resíduos na colmeia ou nos produtos apícolas. Estes tratamentos, dentro de um conceito integrado de combate à varroa, apresentam resultados muito satisfatórios.
Lamentavelmente, no nosso país, os conhecimentos destas técnicas e produtos são muito limitados.



Dando seguimento aos dois workshops introdutórios de apicultura em Paredes, e a pedido de muitos formados, queremos (Paredes em Transição e Harald Hafner) por esta razão, proporcionar o seguinte workshop a apicultores interessados:

Alternativas no Combate à Varroa:

Programa:

-          A Varroa:  Biologia do ácaro e seu efeito sobre a colmeia, como base para um conceito integrado para o seu combate;

-          Diferentes métodos de diagnose da Varroa, na teoria e na prática;

-          Tratamentos alternativos aos acaricidas químicos, com especial atenção aos ácidos orgânicos (acido fórmico, acido oxálico, etc. ), Timol e outros produtos à base de óleos essenciais: sua preparação e aplicação;

-          Conceito integrado do combate à Varroa ao longo do ano;

-          Aplicação e explicação prática das diferentes técnicas e produtos no apiário.

O objectivo deste novo workshop é equipar os participantes com os conhecimentos e ferramentas necessários para que sejam capazes de diagnosticar, controlar e combater a Varroa, com sucesso e de modo alternativo, na sua própria exploração apícola.
O público-alvo são apicultores com mais ou menos experiência, interessados em aprender novos meios, alternativos, no combate a este parasita das nossas amigas- as Abelhas!

workshop "Alternativas no Combate à Varroa" decorrerá na Quinta da Ameixoeira Torta, em vandoma, Paredes, onde decorreram os dois workshops anteriores, no Sábado, 21 de Julho, entre as 9:15 e as 17:15.

O workshop realizar-se-á se tivermos um número mínimo de 10 participantes, com um máximo de 20.

Incluirá o almoço a que Rúben já nos habituou, mais dois lanches, manhã e tarde.

Os interessados em frequentar este segundo workshop poderão fazê-lo enviando a ficha de inscrição preenchida e efectuando a transferência 15€  (metade do custo do curso) para o NIB da associação Paredes em Transição: NIB 0033 0000 4540 8581 5800 5 do BCP.

Aqui poderão descarregar a ficha de inscrição que deverá ser devidamente preenchida e enviada para o email: cursosparedesemtransicao@gmail.com

Aqui poderão encontrar informação sobre como efectuar o pagamento.

1 comentário:

MA disse...

!!! 21 de JULHO 2012 !!!