Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

domingo, 4 de novembro de 2012

Mais do que mel

"More than Honey" - talvez o melhor documentário sobre abelhas até à data, tendo sido classificado pelo FBW (o equivalente alemão ao IPACA) como de interesse excepcional.

Vale a pena ver os trailers do filme correntemente disponíveis:

Este foi o trailer do filme no Toronto International Film Festival 2012.

More than Honey - Markus Imhoof (Official Trailer) from CIBER Science on Vimeo.
O trailer oficial do filme.


O trailer em língua alemã (com algumas imagens diferentes das dos anteriores)

A sinopse do filme diz:

Em busca de respostas para o declínio mundial das abelhas, o realizador suíço Markus Imhoof, que sempre viveu rodeado por abelhas, leva-nos numa viagem à volta do mundo para conhecer as pessoas que vivem das e com abelhas: produtores de amêndoas na Califórnia, um apicultor de montanha suíço, um neurocientista alemão que investiga o cérebro da abelha, um negociante de pólen na China , e entomólogos especializados em abelhas na Austrália. Entramos no mundo fascinante de uma colmeia, assistiremos a uma luta entre rainhas pela sobrevivência, e à dança das obreiras e poderemos comprovar a inteligência coletiva de um enxame, altamente sofisticada, onde o indivíduo serve as necessidades da comunidade. O filme acaba de estrear e será distribuído internacionalmente no início de 2013.

Mais informações sobre este filme excepcional podem ser encontradas aqui.

Sem comentários: