Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Curso "Multiplicação de Colmeias; Introdução à Criação de Rainhas" no Porto/Gaia

A pedido do camarada Pedro Rocha, do Projecto Raízes, divulgamos o curso "Multiplicação de Colmeias; Introdução à Criação de Rainhas", com o camarada Harald Hafner, na Casa da Horta e Projecto Raízes:



Introdução
A multiplicação do número das próprias colmeias é uma parte importante de cada operação apícola. Enxames e colmeias novas com rainhas jovens e vitais são imprescindíveis para aumentar o numero de colmeias e para substituir colmeias perdidas devido a diferentes causas, o que permite renovar, rejuvenescer e melhorar constantemente o material apícola e as colmeias existentes.

Formador
Harald Hafner é natural da Áustria e vivem em Magualde onde desde 2007 se dedica às suas inúmeras colmeias espalhadas pela região da Beira Alta.
Desde cedo apaixonou-se pelas abelhas no seus pais tornando-se apicultor profissional em 2003 na República Dominicana onde viveu vários anos.
Em 2011 termina o Mestrado em apicultura na escola agrária de Warth na Áustria. Harald Hafner é ainda o responsável das actividades apícolas no jardim botânico de Coimbra, onde também é formador.
Harald reúne experiência com abelhas em vários tipos de clima, com tipos de abelhas e colmeias. O seu interesse inclui os habitats das abelhas, a sua importância para a ecologia e a interligação da apicultura com a nossa cultura e alimentação.
A sua curiosidade, capacidade de observação e abertura para novos caminhos, fazem com das suas formações uma experiência profunda e animada sobre o mundo das abelhas.

Descrição do Curso
Esta workshop pretende transmitir as diferentes técnicas de como multiplicar colmeias e dar uma introdução à criação das próprias rainhas de forma simples e pratica, permitindo aos participantes multiplicar em casa as suas próprias colmeias com confiança e começar a criar as suas próprias rainhas.

Temas Abordados
Fazer enxames novos: as diferentes técnicas
Requisitos básicos - material
Preparar e selecionar colmeias para criar rainhas
Translarve/picking e manuseamento das rainhas criadas
Núcleos de fecundação e o seu uso
Introdução a teoria da seleção do material genetico (rainhas e zangãos)

Data
12 de Maio

INSCRIÇÃO
45€ por pessoa

incluído no custo encontra-se:
almoço, formação, materiais, documentação, apoio entre sessões e pós-curso. Valor sem IVA.
Para confirmação de inscrição deve ser efectuado um pagamento pévio no valor de € 25,00.
Para pagamento por transferência: NIB 0036 0137 99100021021 95

Local de Inscrição
Casa da Horta, Associação Cultural
Rua de S. Francisco 12A
4050-548 Porto

e-mail: casadahorta@pegada.net
tel.: 222024123/965545519
Número de inscrições admitidas
15*
Horário de formação
Componente Teórica das 9h00 – 12h00
Almoço das 12h15 – 13h30
Componente Prática das 14h00 – 17h30

* O curso será apenas realizada caso seja atingido um número minímo de 10 inscrições.     

Sem comentários: