Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Convite: 11 Set - Palestra WC seco em Aveiro / oficina na Quinta Ecológica da Moita

A pedido dos colegas de Aveiro em Transição, divulgamos as seguintes actividades, uma delas a decorrer amanhã, Quarta-feira, dia 11 de Setembro!
Ah, é às 21:30!

Quarta-feira 11 Setembro
Palestra sobre WC seco, Compostagem e Cidades em Transição
Sala de Leitura - últ. piso Edifício Fernando Távora - Prç República - Aveiro
Luis Amaral, arquitecto, permacultor, formador, ligado à Quinta do Luzio, partilhará a sua experiência sobre WC seco e compostagem.
O seu espirito crítico e motivador de mudança levar-nos-à até modos de vida mais resilientes e felizes, decrescimento e Cidades em Transição.
Vamos conhecer igualmente a oficina de construção do WC seco na Quinta Ecológica da Moita, com Maria José Valinhas/Hortinha da Patela e a iniciativa Aveiro em Transição com Ana Jervis Cunha.
Os WC secos são usados em construções rurais até vivendas de luxo, com vantagens ambientais consideráveis como poupança de água e produção de composto para a agricultura, apresentando-se como solução para um futuro mais sustentável.

Sábado e Domingo 21 e 22 Setembro
Oficina de Construção de WC seco - Ciclo Construção Natural
Quinta Ecológica da Moita - Oliveirinha - Aveiro
Venha daí aprender construção natural e participar  na criação do WC seco para as famílias e escolas visitantes da Quinta Ecológica da Moita!
Orientação por Maria José Valinhas / Hortinha da Patela, Eng. do Ambiente, permacultora e Doula.
A Quinta Ecológica da Moita é um projecto de educação ambiental iniciado em Julho de 2013 na mata da Moita, pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, através de um protocolo estabelecido entre esta e a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA).
Estamos a executar/planear recuperação de trilhos e fontanário, limpeza selectiva da mata para controlo de exóticas, recuperação da casa dos caseiros para futuro Centro de Educação Ambiental, hortas pedagógicas dentro de um projecto de permacultura, recuperação do lago e charco através do projecto Charcos com Vida, adopção de linhas de água pelo Projecto Rios, apiário pedagógico, formação acreditada para docentes e outras actividades variadas de modo a oferecer ao público em geral e escolar e às famílias um local lúdico-pedagógico muito agradável e rico em biodiversidade às portas de Aveiro.
Ajude a construir este projecto, que também é para si, faça algo de diferente participando no voluntariado às Terça-feira e Quinta-feira das 14H-17H. Os voluntários têm desconto nas actividades.

Sem comentários: