Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

E foi assim o workshop no fim-de-semana!

E ficam algumas imagens do 6.º Workshop de Apicultura com Harald Hafner, em Paredes!


As aulas teóricas tiverem lugar nesta simpática sala no ex-pavilhão gimno-desportivo de Paredes, que nos foi gentilmente cedida pelo Altis Clube de Paredes, que, desde algum tempo, reactivou o, entretanto desactivado pavilhão, dando-lhe uma nova vida. Para mim, que pratiquei desporto nesse pavilhão, anos e anos atrás, foi uma espécie de viagem no tempo...

Pela primeira vez, o clássico passeio da flora apícola teve lugar em ambiente urbano, e percorremos algumas das ruas da cidade, identificando espécies e procurando o alimento para as abelhas. Felizmente, na cidade de paredes, não falta!

Junto ao jardim da antiga "Escola Secundária de Paredes".

E no campo, na Quinta da Ameixoeira Torta.

Para alguns dos formandos, foi o primeiro contacto com as abelhas.



O Mestre, falando com as abelhas.

E de regresso à sala, falando de colmeias diferentes. Neste caso, uma colmeia Top Bar.

Balanço final, um fim-de-semana muito bem passado, e um excelente começo para mais uma fornada de novos apicultores!

O nosso agradecimento ao Altis Clube de Paredes, ao Rui Merino e colegas, que nos proporcionaram um excelente ambiente, e uma enorme ajuda. Valeu!

Sem comentários: