Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Sintra: Workshop Sobre Serrações Portáteis

Já aqui tínhamos divulgado actividades dos colegas de Sintra, por isso, nada de novo, mas, no caso deste post, serei eu a facilitar o workshop sobre serrações portáteis, e isso, sim, para mim, é algo novo.
Também nunca, aqui, falei do projecto TimberBee, que nasceu a partir do Paredes em Transição. Trata-se de um projecto empresarial e é bom separar as coisas. Digo apenas que é com estas serrações portáteis que obtemos parte da madeira que usamos nos nossos projectos. São equipamento, verdadeiramente inovadores, que permitem, a qualquer um, obter a sua própria madeira, para os seus projectos, tal como dela precisa, a um custo bastante inferior ao que teria que pagar se a adquirisse numa serração ou loja de materiais para construção, e com uma pegada ecológica muitíssimo menor, uma vez que evita a utilização de maquinaria pesada, que opera queimando grandes quantidades de combustível, e que destrói o solo da floresta, atrasando a regeneração natural.

Este é o texto com que os colegas de Sintra descrevem o que se irá passar:

As serrações portáteis com recurso a motoserra são, muito provavelmente, a mais sustentável tecnologia de processamento de madeira, permitindo uma poupança significativa e um retorno do investimento realizado em pouco tempo.
Com um serração portátil, podemos abater árvores e serrar a madeira no mesmo local, dispensando o sempre dispendioso transporte entre a floresta e a serração. O equipamento é transportado num carro, evitando a compactação do solo e o abate não-selectivo associado à maquinaria florestal.

 
Até o Darren Doherty usa uma serração portátil Logosol!
Neste vídeo, o Darren usa uma Logosol M7 para obter tábuas de um cedro, na propriedade "Taranaki Farm".

Quando?
2 de Novembro das 10h às 18h
Formador: Miguel Leal

Participação:
Limite de 10 inscrições
Investimento: 15€ – almoço incluído
Inscrições aqui ou para quintadoluzio@gmail.com - são consideradas por ordem de chegada após recepção do pagamento
Público Alvo:
Todos os utilizadores – profissionais e particulares – de motosserras interessados em produzir a sua própria madeira para construção e bricolage. Pessoas ou colectivos interessados em silvicultura e gestão florestal sustentável.

Vídeo da Logosol, o Mattias Bystrom demonstra as vantagens da serração portátil M8 (que ajudou a desenvolver).

Sem comentários: