Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Sétimo Workshop de Apicultura com Harald Hafner em Paredes

Dois anos decorridos e mais de 100 novos apicultores formados, é com algum orgulho que anunciamos a abertura de inscrições para o Sétimo Workshop de Apicultura com Harald Hafner em Paredes, em 2014.

As datas das 3 sessões serão as seguintes:
1.ª sessão: 28 de Fevereiro, 1 de Março e 2 Março.
(Sexta 21:15 - 23:15 h; Sab. 9:15 - 17:15 h; Dom. 9:00 - 13:00 h)
2.ª sessão: 12 de Abril

(Sáb. 9-17:00 h)
3.ª sessão: 16, 17 e 18 de Maio
(Sexta 21:15 - 23:15 h; Sab. 9:15 - 17:15 h; Dom. 9:00 h - até terminar, na parte da tarde)


O workshop terá, essencialmente, o mesmo programa dos workshops anteriores, com alguma tónica no campo da apicultura naturalista, e deverá incluir maneio com colmeias Warré e Top Bar, para além das colmeias convencionais até aqui usadas.

Pretende-se que os participantes terminem o workshop com a confiança necessária para tratarem os seus próprios enxames, quer como passatempo, quer como uma possível ocupação a tempo inteiro.

O workshop será conduzido, em língua portuguesa, por Harald Hafner, apicultor austríaco há muito radicado em Portugal, mestre em apicultura, e com uma vasta experiência profissional em vários ambientes, com diversas raças de abelhas e diferentes tipos de colmeia.


O pagamento inclui, ainda, materiais de documentação e apoio entre-sessões e após o workshop. O equipamento necessário será fornecido pela Associação para utilização ao longo do curso.

Os interessados em frequentar este Sétimo workshop poderão fazê-lo enviando a ficha de inscrição preenchida e efectuando a transferência de 75€ (metade do custo do curso) para o NIB da associação Paredes em Transição: NIB 0033 0000 4540 8581 5800 5 do BCP.

Aqui poderão descarregar a ficha de inscrição que deverá ser devidamente preenchida e enviada para o email: cursosparedesemtransicao@gmail.com

Dada a lista de espera, com várias pessoas pré-inscritas, aconselhamos os interessados a inscreverem-se com brevidade, para assegurarem presença.
Aqui poderão encontrar informação sobre como efectuar o pagamento.

Nota: Os participantes que o desejem poderão adquirir o seu próprio enxame, que poderão levantar em data a combinar. É necessário avisar com muita antecedência.

Para mais informações, poderão enviar email para: cursosparedesemtransicao@gmail.com Ou poderão ligar para: 91 376 2626 Mais informação irá sendo disponibilizada aqui.

A associação Paredes em Transição é um organismo sem fins lucrativos com o Número de Identificação Fiscal 509 724 612.

Abaixo, deixamos algumas imagens do Sexto Workshop de Apicultura, que decorreu entre Setembro e Novembro.


Aula teórica no antigo Pavilhão Gimnodesportivo de Paredes.

Aula prática no apiátrio pedagógico de Paredes em Transição.

No apiário pedagógico, na Quinta da Ameixoeira Torta, em Vandoma, Paredes.

Um dos desafios colocados a cada participante: Encontrar a abelha-rainha.


Último dia: confecção de creme de própolis, no antigo Pavilhão Gimnodesportivo de Paredes.

3 comentários:

Manuela Araújo disse...

Olá Miguel

Parabéns a Paredes em Transição, o facto de já irem na 7ª edição demonstra o sucesso desse curso!

Divulgada a iniciativa no blogue Sustentabilidade é Acção.

Um abraço e continuação de bom trabalho!

Miguel Ângelo Leal disse...

Muito obrigados, Manuela! Realmente, é daqueles cursos que vale a pena!!!

Daniel Oliveira disse...

Boa tarde, o curso é certificado?

Ainda têm vagas?